03 junho 2023

THE BEATLES Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Revolução de Sgt. Pepper's Lonely Impactou as Gravações de Rock





Revolução sonora do Sgt. Pepper's Lonely impactou as gravações de Rock, com sua abordagem inovadora, os Beatles romperam os limites da tecnologia.

Em 1967, os Beatles lançaram o álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, um marco na história da música.

Além das inovações nas composições e no conceito do álbum, os “Fab Four” também revolucionaram a forma de gravação.

Neste artigo, exploraremos como os Beatles influenciaram outras bandas com suas técnicas revolucionárias e como isso ajudou a moldar a história do rock.

Em particular, destacaremos a influência que eles tiveram sobre a banda The Zombies e seu álbum “Odessey and Oracle”.

O álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” dos Beatles, lançado em 1967, é amplamente considerado como um divisor de águas na história da música.

Com sua abordagem inovadora, os Beatles romperam os limites do que era possível na gravação de um álbum, elevando a produção musical a um novo patamar.

A Técnica Revolucionária dos Beatles


Os Beatles sempre foram pioneiros em experimentar novas técnicas de gravação. Durante as sessões de gravação do “Sgt. Pepper's”, eles foram além do convencional e desafiaram os limites da tecnologia disponível na época.

Ao invés de se contentarem com o uso simples de gravadores de 4 trilhas, a banda fez uma solicitação ousada aos técnicos do estúdio Abbey Road: eles queriam oito gravadores de 4 trilhas interligados em série.

Essa técnica permitia que eles sobreposse várias faixas de áudio, criando um som mais rico e complexo.


The Zumbies - Uma das faixas mais famosas de Odessey and Oracle é  Time Of The Season, um dos grandes clássicos da música psicodélica.


A Influência nos Zombies


Enquanto os Beatles estavam concluindo as gravações do “Sgt. Pepper's”, os membros da banda The Zombies chegaram ao estúdio Abbey Road.

Quando o tecladista Rod Argent e o baixista Chris White testemunharam a inovadora técnica de gravação dos Beatles, ficaram absolutamente maravilhados.

Eles ficaram determinados a explorar as mesmas possibilidades e pediram para usar as técnicas revolucionárias empregadas pelos Beatles.

Aproveitando a oportunidade, os membros dos Zombies também utilizaram os instrumentos que os Beatles haviam deixado no estúdio, incluindo o Mellotron que havia sido usado na gravação de “Strawberry Fields Forever”.

Foi a primeira vez que Argent teve a chance de gravar os teclados utilizando um Mellotron, um instrumento que se tornaria uma parte icônica do som dos Zombies.


“Odessey and Oracle” — O Álbum Inovador


Influenciados pelas técnicas de gravação dos Beatles e inspirados pelos instrumentos deixados no estúdio, os Zombies começaram a trabalhar em seu álbum “Odessey and Oracle”, lançado em 1968.

O álbum se tornou um clássico instantâneo, conhecido por seu som inovador e pela riqueza melódica e lírica.

Uma das faixas mais famosas de “Odessey and Oracle” é “Time Of The Season”, um dos grandes clássicos da música psicodélica.

A faixa captura perfeitamente a atmosfera da época, com suas harmonias vocais distintas, uso criativo dos teclados Mellotron e arranjos cuidadosamente construídos.

O álbum em si é uma obra-prima do rock psicodélico e demonstra como a influência dos Beatles se espalhou por outras bandas, levando a novas e emocionantes direções musicais.



A inovação dos Beatles na gravação do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” não se limitou apenas aos Zombies e as bandas do Rock Psicodélico, ela despertou produtores e engenheiros de som da época para buscarem evoluções nas formas de gravações.

E ao explorar novas possibilidades de gravação e produção, abririam novos caminhos para a criação de álbuns conceituais e experimentais.

O álbum “Odessey and Oracle” é um principal testemunho do impacto da inovação dos Beatles na história das gravações do rock.