06 julho 2023

DR. HOOK & THE MEDICINE SHOW

Dr. Hook & the Medicine Show: a banda que misturou rock e humor


Dr. Hook & the Medicine Show, essa foi uma banda americana que fez sucesso nos anos 70 e 80 com suas músicas divertidas e irreverentes.

Eles misturavam rock, country, pop e até mesmo rap em suas canções, que muitas vezes satirizavam a indústria musical, o sexo e as drogas.


Dr. Hook & the Medicine Show: a banda que misturou rock e humor


A origem da banda


A banda foi formada em 1968 por George Cummings, Ray Sawyer, Billy Francis e Popeye Phillips, que se conheceram em um clube noturno na cidade de Union City, Nova Jersey.

Eles começaram a tocar covers de Bob Dylan, Rolling Stones e outros artistas da época, mas logo começaram a compor suas próprias músicas.

O nome da banda foi inspirado em um personagem do filme “M*A*S*H”, o cirurgião Capitão “Hawkeye” Pierce, que usava um gancho no lugar de uma das mãos.

Ray Sawyer, que havia perdido um olho em um acidente de carro, adotou o visual de usar um tapa-olho e um chapéu de cowboy, e ficou conhecido como Dr. Hook.

A banda também adicionou o termo “Medicine Show” ao seu nome, fazendo referência aos shows itinerantes que vendiam remédios milagrosos no século XIX.


album-gold - Dr. Hook & the Medicine Show: a banda que misturou rock e humor


O estilo musical e as influências


A banda tinha uma sonoridade variada, que ia desde o rock psicodélico até o country rock, passando pelo pop rock e pelo rap.

Eles eram influenciados por artistas como Bob Dylan, Shel Silverstein, Johnny Cash, The Beatles e The Rolling Stones. Uma das características mais marcantes da banda era o seu senso de humor, que ficava evidente nas letras das músicas e nas apresentações ao vivo.

Eles faziam piadas sobre temas polêmicos como sexo, drogas, álcool e fama, e muitas vezes se vestiam de forma extravagante ou usavam adereços cômicos no palco.

Algumas das músicas mais famosas da banda são “Sylvia's Mother”, “The Cover of Rolling Stone”, “Only Sixteen”, “When You're in Love with a Beautiful Woman” e “Baby Makes Her Blue Jeans Talk”.


As curiosidades e os fatos marcantes


A banda teve uma carreira cheia de altos e baixos, conquistas e desafios. Aqui estão algumas curiosidades e fatos marcantes sobre eles:

Eles foram descobertos pelo poeta e compositor Shel Silverstein, que escreveu várias músicas para eles e se tornou um amigo próximo da banda.

A banda conseguiu realizar o sonho de aparecer na capa da revista Rolling Stone em 1973, após lançar a música “The Cover of Rolling Stone”, que ironizava o desejo de muitos artistas de serem reconhecidos pela publicação.

Eles mudaram o nome da banda para Dr. Hook em 1975, depois de uma briga com seu antigo empresário, que detinha os direitos sobre o nome original.

Seus integrantes tiveram problemas com as drogas e o álcool ao longo dos anos, o que afetou a saúde e a criatividade de alguns membros da banda.

Dr. Hook se separou em 1985, depois de uma série de mudanças na formação e no estilo musical da banda.


album-sloppy-seconds - Dr. Hook & the Medicine Show: a banda que misturou rock e humor


Discografia


A discografia da banda é composta por nove álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo e seis coletâneas. Os álbuns de estúdio são:


Doctor Hook (1971)

Sloppy Seconds (1972)

Belly Up! (1973)

Bankrupt (1975)

A Little Bit More (1976)

Makin’ Love and Music (1977)

Pleasure and Pain (1978)

Sometimes You Win (1979)

Rising (1980)


album-rising - Dr. Hook & the Medicine Show: a banda que misturou rock e humor


Carreiras solo dos integrantes originais da banda


Depois do fim da banda, os integrantes originais seguiram caminhos diferentes na música.

Ray Sawyer continuou usando o nome de Dr. Hook como artista solo e realizou turnês pelo mundo até 2015. Ele morreu em 2018 aos 81 anos.

George Cummings formou uma nova banda chamada Cummings & Company e lançou alguns álbuns independentes. Ele também se dedicou à produção musical e à pintura.

Billy Francis se tornou pastor evangélico e se afastou da música. Ele morreu em 2010 aos 68 anos.

Popeye Phillips se juntou à banda de country rock Goose Creek Symphony e depois se aposentou da música. Ele morreu em 2017 aos 78 anos.