08 julho 2023

CHICAGO

Chicago mais de 50 anos de carreira e 100 milhões de discos vendidos


A banda Chicago é uma das mais influentes da história do rock. Com mais de 50 anos de carreira, a banda já vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

E conhecida por seus hits como “If You Leave Me Now” e “Hard to Say I'm Sorry”, que os tornaram importantes para o gênero.


Chicago mais de 50 anos de carreira e 100 milhões de discos vendidos


Os primeiros anos


A banda Chicago foi formada em 1967 em Chicago, Illinois, com o nome “Chicago Transit Authority”. A banda era composta por sete membros e misturava elementos de rock, jazz e música clássica em sua música.

Seu álbum de estreia autointitulado foi lançado em 1969 e incluiu sucessos como “Beginnings” e “Does Anybody Really Know What Time It Is?”.


chicago-album-chicago-VI-1973 - Chicago mais de 50 anos de carreira e 100 milhões de discos vendidos


O sucesso comercial, Discografia e Reconhecimento


Nos anos 70, a banda Chicago se tornou um dos maiores sucessos comerciais do rock. Eles lançaram uma série de álbuns de sucesso, incluindo “Chicago V”, “Chicago VI” e “Chicago VII”.

A banda também teve vários hits nas paradas, incluindo “Saturday in the Park” e “If You Leave Me Now”, que ganhou um Grammy em 1977.

Ao longo de sua carreira, a banda Chicago eles lançaram mais de 30 álbuns de estúdio, incluindo álbuns duplos e alguns álbuns ao vivo.


chicago-album-VIII - Chicago mais de 50 anos de carreira e 100 milhões de discos vendidos


Alguns dos discos mais conhecidos e aclamados incluem:

“Chicago Transit Authority” (1969): O álbum de estreia da banda, que apresentava uma mistura única de rock e jazz. Foi certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

“Chicago II” (1970): Um dos álbuns mais icônicos da banda, que contém sucessos como “25 or 6 to 4” e “Colour My World”. Também foi certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

“Chicago V” (1972): Este álbum inclui hits como “Saturday in the Park” e “Dialogue (Part I & II)”. Foi certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

“Chicago VII” (1974): Outro álbum notável da banda, que contém faixas como “Wishing You Were Here” e “Feelin' Stronger Every Day”. Também foi certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

Além desses, outros álbuns como “Chicago Transit Authority” (1969), “Chicago X” (1976), “Chicago 16” (1982) e “Chicago 17” (1984) também alcançaram certificações de ouro ou platina.

Ao longo de sua carreira, Chicago recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo Grammy Awards e indução ao Rock and Roll Hall of Fame.

Sua música influenciou gerações de artistas e suas vendas de discos foram expressivas, conquistando vários discos de ouro e platina ao redor do mundo.


chicago-album-X - Chicago mais de 50 anos de carreira e 100 milhões de discos vendidos


Mudanças na formação


Ao longo dos anos, a formação da banda Chicago mudou várias vezes. Em 1978, o guitarrista Terry Kath morreu tragicamente em um acidente com arma de fogo.

Ele foi substituído pelo guitarrista Donnie Dacus. Em 1985, o baixista Peter Cetera deixou a banda para seguir carreira solo. Ele foi substituído pelo baixista Jason Scheff.


Carreiras solo dos integrantes originais da banda


Peter Cetera, após deixar o Chicago em 1985, Cetera lançou uma série de álbuns solo bem-sucedidos, incluindo “Solitude/Solitaire” e “One More Story”. Ele também colaborou com outros artistas, incluindo Amy Grant e Cher.

Terry Kath,Kath lançou dois álbuns solo antes de sua morte prematura em 1978. Seu trabalho solo é menos conhecido do que seu trabalho com o Chicago, mas ainda é altamente valorizado pelos fãs.

Robert Lammlançou vários álbuns solo ao longo dos anos, incluindo “Skinny Boy” e “Life Is Good In My Neighborhood”. Ele também colaborou com outros artistas, incluindo Gerry Beckley e Carl Wilson.

Lee Loughnane, gravou o álbum solo em 2019 intitulado “Make Me Smile”. Ele também colaborou com outros artistas ao longo dos anos.

James Pankow,Pankow lançou um álbum solo em 1997 intitulado “The River of Winged Dreams”. Ele também colaborou com outros artistas ao longo dos anos.

Walter Parazaider, ele não lançou nenhum álbum solo durante sua carreira no Chicago.