10 julho 2023

THE TREMELOES

The Tremeloes: Uma Jornada Poderosa do Rock Britânico da década de 60


A história do rock britânico é repleta de lendas musicais que ajudaram a construir o Rock and Roll como conhecemos hoje. Entre esses nomes icônicos está a banda The Tremeloes, que se destacou na década de 1960 como um dos grandes grupos do gênero.


Fundada em 1958,The Tremeloes começou como um quarteto de amigos apaixonados por música, assim iniciava uma Jornada Poderosa do Rock Britânico


O Surgimento dos Tremeloes


Fundada em 1958, em Dagenham, Essex, na Inglaterra, The Tremeloes começou como um quarteto de amigos apaixonados por música.

Brian Poole o vocalista principal da banda, trazendo sua voz carismática e expressiva para as apresentações ao vivo e gravações de estúdio.

Alan Blakley responsável pela guitarra base, fornecendo a base rítmica para as músicas.

Alan Howard tocava o baixo, contribuindo para a seção rítmica da banda com linhas de baixo sólidas e pulsantes.

Rick West, por sua vez, era o guitarrista solo, adicionando solos melódicos e distorcidos às músicas dos Tremeloes.

Os Tremeloes foram originalmente chamados de Brian Poole & the Tremoloes, mas o nome foi alterado para Brian Poole & the Tremeloes graças ao erro ortográfico de um jornal local.

Inicialmente, eles obtiveram sucesso na era da Invasão Britânica com o vocalista Brian Poole, alcançando o topo das paradas do Reino Unido em 1963 com “Do You Love Me”.


the-tremeloes-here-comes-my-baby-1967


Álbuns do Tremeloes


The Tremeloes lançaram quatro discos de estúdio e mais de 50 singles, o que gerou uma grande quantidade de coletâneas, os quatro álbuns foram:

Here Come the Tremeloes (1967)

Chip, Dave, Alan, Rick (1968)

Master (1970)

Shiner (1974)


O Sucesso com Hits Inesquecíveis


Os Tremeloes conquistaram o coração do público com uma série de hits inesquecíveis ao longo de sua carreira.

Um dos maiores sucessos da banda foi “Here Comes My Baby”, lançado em 1967. Esta música é uma composição de Cat Stevens.

A interpretação dos Tremeloes de “Here Comes My Baby” trouxe uma energia contagiante à música, destacando-se pela harmonia vocal característica da banda.

A canção se tornou um dos maiores sucessos dos Tremeloes e ajudou a consolidar sua posição na cena musical dos anos 60.


the-tremeloes-here-come-the-tremeloes-1967


Outros hits memoráveis

“Silence Is Golden” é um clássico que foi originalmente gravado pelo grupo estadunidense The Four Seasons. A canção foi composta por Bob Crewe, o produtor do grupo, em parceria com Bob Gaudio, um dos membros da banda.

No entanto, foi a versão da música feita pelos Tremeloes que a tornou um grande sucesso. Com um arranjo próprio e distintivo, os Tremeloes levaram a música a alcançar o topo das paradas do Reino Unido em 18 de maio de 1967, permanecendo nessa posição por três semanas.

“Do You Love Me” composta pelo proprietário da Motown Records, Berry Gordy Jr., da foi lançada como single em 1963 e se tornou um sucesso imediato para a banda.

A canção atingiu o top 10 das paradas musicais no Reino Unido, solidificando a posição dos Tremeloes na cena musical da época. Outra banda que gravou “Do You Love Me” foi Dave Clark Five, em 1964, que chegou o #11 Billboard Hot 100.

“Suddenly You Love Me” foi lançada como single em 1968 e também alcançou sucesso, chegando ao top 10 nas paradas do Reino Unido. A música destacou-se pela harmonia vocal característica dos Tremeloes.

“Even the Bad Times Are Good” foi lançada como single em 1967 e foi outro sucesso para a banda. A canção alcançou o top 10 nas paradas do Reino Unido e mostrou a versatilidade musical dos Tremeloes, combinando elementos do pop e do rock.

Embora essas músicas não tenham sido lançadas em um álbum específico dos Tremeloes, elas são consideradas alguns dos maiores sucessos da banda e continuam a ser apreciadas pelos fãs de rock britânico até hoje.


the-tremeloes-chip-dave-alan-rick


A Evolução e o Legado


À medida que a década de 1960 progredia, The Tremeloes começou a explorar outros gêneros musicais, incorporando elementos do pop e do rock psicodélico em suas composições.

Eles também se tornaram conhecidos por suas harmonias vocais impecáveis ​​e habilidades instrumentais versáteis.

Embora tenham enfrentado algumas mudanças na formação ao longo dos anos, o grupo continuou a lançar álbuns e fazer turnês, deixando sua marca na cena musical da época.


Carreiras solo dos integrantes originais da banda


Após a separação dos Tremeloes, cada membro seguiu caminhos individuais na música, infelizmente, nem todos os membros originais dos Tremeloes estão vivos.

Brian Poole: Brian está vivo. Ele deixou a banda em 1966 para seguir carreira solo e continua a se apresentar como artista solo.

Alan Blakley: Blakley faleceu em 1996. Após deixar os Tremeloes em 1970, ele seguiu uma carreira como produtor musical.

Alan Howard: Howard está vivo. Após deixar a banda em 1966, ele se afastou do cenário musical.

Rick West: West faleceu em 1993. Ele deixou os Tremeloes em 1975 e continuou a se envolver com a música em projetos individuais.