22 julho 2023

BRIAN SETZER

BRIAN SETZER: O Gênio da mistura do rockabilly com swing e o blues


BRIAN SETZER: O Gênio da mistura do rockabilly, com swing e blues
Foto promocional sitebriansetzer.com


Brian Setzer é um renomado guitarrista e cantor de rockabilly americano. Nascido em 1959, ele é conhecido por fundar a banda Stray Cats nos anos 1980, que teve sucesso com hits como “Rock This Town” e “Stray Cat Strut”.

Brian Setzer domina a guitarra como poucos. Ele mistura rockabilly, swing e blues em um som original e vibrante.

No palco, ele impressiona com sua velocidade e sua energia, fazendo shows inesquecíveis para os amantes do rock.

Desde então, Setzer tem sido uma figura proeminente no cenário do rock, deixando sua marca única e influenciando várias gerações de músicos.

Neste post, mergulharemos na trajetória fascinante de Brian Setzer, destacando suas contribuições marcantes para o cenário do rock.



O Nascimento dos Stray Cats


A jornada de Setzer começou quando fundou a banda Stray Cats em 1979. Com o ritmo vibrante do rockabilly dos anos 50 e letras cativantes, eles tomaram o mundo de assalto com sucessos como “Rock This Town” e “Stray Cat Strut.”

A mistura única de estilos fez dos Stray Cats uma referência do rock dos anos 80.


BRIAN-SETZER-GOTTA-HAVE-THE-RUMBLE


A Reinvenção Solo de Brian Setzer


Após o hiato dos Stray Cats, Brian Setzer embarcou em uma bem-sucedida carreira solo e formou a Brian Setzer Orchestra no início dos anos 90.

A banda foi fundada em 1990 e rapidamente se destacou por sua abordagem única e enérgica, combinando o rockabilly com elementos de swing, jazz e música de big band.

A Brian Setzer Orchestra ganhou destaque com o álbum "The Brian Setzer Orchestra" de 1994, que apresentava uma versão reinventada do clássico natalino "Jingle Bells".

O álbum, intitulado "The Brian Setzer Orchestra Christmas Album", tornou-se um grande sucesso e continua sendo um favorito das festas de fim de ano até hoje.

O sucesso da BSO não se limitou apenas à música natalina. A banda lançou vários álbuns e teve hits como "Jump, Jive an' Wail" e "Sleepwalk," consolidando-se como uma das principais representantes do rockabilly moderno com influências de música de orquestra.

Ao longo dos anos, a Brian Setzer Orchestra manteve um estilo único e divertido, com Setzer liderando o caminho com sua habilidade fenomenal na guitarra e seu carisma inigualável.

A BSO continuou a se apresentar em turnês e eventos especiais, encantando os fãs com suas performances animadas e cheias de energia.

Portanto, além dos Stray Cats, a Brian Setzer Orchestra foi outra fase importante na carreira de Brian Setzer, destacando sua habilidade em fundir diferentes estilos musicais e manter-se relevante na cena do rockabilly e do swing moderno.


brain-setzer-Rockin-Rudolph


O Legado


O legado da banda Stray Cats A banda Stray Cats, formada por Brian Setzer, Lee Rocker e Slim Jim Phantom, teve um papel crucial na revitalização do rockabilly nos anos 1980.

Com seu estilo retrô e contagiante, eles conquistaram fãs ao redor do mundo e pavimentaram o caminho para o renascimento do gênero.

Brian Setzer continua sendo uma figura influente no mundo do rock. Com sua técnica brilhante e paixão pela música, ele inspirou inúmeras gerações de músicos.


Carreiras solo dos integrantes originais da banda


Os membros originais dos Stray Cats também encontraram sucesso em suas carreiras solo.

Além de seu trabalho com o Stray Cats, Brian Setzer lançou diversos álbuns solo ao longo de sua carreira.

Ele explorou diferentes estilos musicais, incluindo o jazz e a música de Natal, sempre adicionando seu toque característico à sua música.

O baixista Lee Rocker lançou álbuns aclamados, explorando o rockabilly e o country. Enquanto isso, o baterista Slim Jim Phantom se envolveu em projetos diversos, colaborando com músicos de renome e explorando novos territórios musicais.


brian-setzer-The- Devil-Always-Collects


Álbum novo de Brian Setzer


O novo álbum de Brian Setzer, The Devil Always Collects, é o seu primeiro trabalho solo desde 2021. Ele será lançado no dia 15 de setembro pela Surfdog Records, em formato digital, CD e vinil.

O álbum contém 11 faixas que mostram o talento e a versatilidade de Setzer na guitarra e no vocal, misturando rockabilly, swing, blues e rock.

O primeiro single e vídeo do álbum é "Girl On The Billboard", uma versão de uma antiga canção de caminhoneiros popularizada em 1965 por Del Reeves.

Você pode ouvir a música e pré-encomendar o álbum no seguinte link:

https://briansetzer.com

E assistir ao vídeo animado aqui no Atituderocknroll, logo abaixo.

Além do novo álbum, Brian Setzer também anunciou uma turnê para 2023, chamada "Rockabilly Riot", que será sua primeira apresentação ao vivo em mais de quatro anos.

A turnê começará no dia 27 de setembro em Red Bank, NJ, e passará por cidades como Nashville, TN (no histórico Ryman Auditorium), Foxwoods Casino, Cincinnati, Chicago (Waukegan) e outras, antes de terminar em Minneapolis (sua cidade adotada).

Para essas datas, Setzer será acompanhado por uma banda internacional de rockabilly, Chris D'Rozario de Melbourne, na Austrália, e Juan Laurios da Cidade do México, México".

Os ingressos estão à venda em: www.briansetzer.com



Em suma, Brian Setzer é um ícone do rockabilly, um gênero musical que nunca sai de moda.

Ele tem uma carreira brilhante, tanto com o Stray Cats quanto em seus projetos solo. Ele influenciou e continua influenciando várias gerações de músicos e fãs.

E você, o que acha do Brian Setzer? Deixe o seu comentário e compartilhe este post com os seus amigos!