04 dezembro 2023

THE OUTSIDERS

Descobrindo The Outsiders, a Banda que Agitou Cleveland nos Anos 60




Os Rebeldes de Cleveland


E aí, galera do rock'n'roll! Hoje voltaremos aos anos 60 para falar sobre uma banda que talvez não esteja no topo da sua playlist, mas que com certeza merece um lugar de destaque na história do rock: The Outsiders, direto de Cleveland, Ohio.



De abril a dezembro de 1966: A Explosão The Outsiders


Em abril de 1966, quando The Outsiders começou a fazer história. Até dezembro do mesmo ano, eles conquistaram nada menos que quatro posições na parada de singles Hot 100 da Billboard.

E a jornada começou com um estrondo: “Time Won't Let Me”.

The Outsiders foram uma continuação de The Starfires, uma banda de R&B que já era ativa em Cleveland desde 1958, e que mudaram de nome em 1966 por insistência da gravadora Capitol Records.

Eles foram uma das primeiras bandas a usar metais e cordas em suas músicas, criando um som rico e ambicioso que se diferenciava das outras bandas de garagem da época.



A Incrível Jornada de “Time Won't Let Me”


Vamos falar sério, “Time Won't Let Me” é mais do que uma simples música. É uma explosão de energia e atitude que conquistou o coração dos fãs de rock da década de 1960.

Alcançando a posição #5 na Billboard, essa faixa se tornou o hino da rebelião musical da época.



Descobrindo The Outsiders, a Banda que Agitou Cleveland nos Anos 60 the-outsiders-album-time-wont-let-me


Cleveland Rocks: O Berço da The Outsiders


Quem poderia imaginar que Cleveland seria o berço de uma banda que deixaria sua marca no cenário musical?

The Outsiders não apenas representaram a cena de Cleveland, mas também a desafiaram, trazendo um som único e inovador que se destacou em meio aos gigantes da época.



A Mágica do Som Outsiders


Vamos falar do som, afinal, é isso que realmente importa, certo? The Outsiders misturavam elementos de garage rock, R&B e um toque de psicodelia.

Essa combinação peculiar resultou em músicas que eram como uma montanha-russa de emoções, levando os ouvintes a uma viagem intensa a cada acorde.



A Mente Brilhante por Trás da Música


Quem estava por trás dessa revolução musical? The Outsiders tinham um líder carismático e talentoso: Sonny Geraci.

Sua voz única e presença de palco cativante foram ingredientes essenciais para o sucesso meteórico da banda.



Os Hits que Não Podemos Esquecer


Além de “Time Won't Let Me”, The Outsiders lançaram outros hits que merecem um lugar especial nas playlists dos amantes do rock.

Canções como “Girl in Love”, “Respectable” e “Help Me Girl” continuam a ressoar nos corações dos fãs, mesmo décadas depois.



the-outsiders-time-wont-let-me


O Legado


Muitas bandas vêm e vão, mas o legado de The Outsiders permanece. Sua breve, porém, intensa presença na cena musical dos anos 60 deixou uma marca indelével.

A influência da banda pode ser ouvida em artistas contemporâneos e continua a inspirar novas gerações de músicos.



Discografia


A discografia do grupo The Outsiders, a banda americana de rock and roll que fez sucesso nos anos 60, é composta por quatro álbuns de estúdio e vários singles. Os álbuns são:

The Outsiders (1966), que contém o hit “Time Won't Let Me”, sendo considerada a música mais famosa do grupo, alcançando a posição #5 na Billboard Hot 100.

Album #2 (1966), que contém os singles “Girl in Love”, “Respectable” e “Help Me Girl”, que também entraram no top 40 da Billboard.

In (1967), que contém os singles “Gotta Leave Us Alone” e “I'm Not Trying to Hurt You”, que não tiveram o mesmo sucesso dos anteriores.

Happening Live! (1969), o qual é um álbum ao vivo gravado no Cleveland Public Hall, que contém versões de músicas do grupo e de outros artistas, como The Beatles, The Rolling Stones e The Animals.

Além desses álbuns, o grupo lançou vários singles que não entraram em nenhum álbum, como “Lost in My World”, “Backwards Upside Down” e “We Ain't Gonna Make It”.

O grupo também teve algumas compilações e relançamentos ao longo dos anos, como The Best of the Outsiders (1979), que reúne as principais músicas do grupo.



the-outsiders-happening-live


A história de “Time Won't Let Me”


A música foi composta pelo guitarrista e líder da banda The Outsiders, Tom King, e pelo seu primo, Chet Kelley.

A banda era originalmente chamada de The Starfires, e era uma das mais populares de Cleveland, Ohio, desde 1958.

Em 1965, a banda gravou “Time Won't Let Me” em um estúdio local, e chamou a atenção da gravadora Capitol Records, que os contratou e sugeriu que mudassem o nome para The Outsiders.

A música foi lançada como single em janeiro de 1966, e se tornou um grande sucesso, alcançando o quinto lugar na parada da Billboard Hot 100 em abril do mesmo ano.

A música é considerada um clássico do garage rock, e mistura elementos de R&B e psicodelia, com um riff marcante de guitarra de 12 cordas, um órgão elétrico com vibrato, uma seção de metais e um vocal expressivo de Sonny Geraci.

A letra da música fala sobre a impaciência do cantor em relação a um relacionamento amoroso, que ele quer terminar porque o tempo não vai deixá-lo esperar para sempre.

A música vendeu mais de um milhão de cópias e recebeu um disco de ouro, sendo considerada a música mais famosa da banda, que teve outros três sucessos no top 40 da Billboard em 1966.



the-outsiders-album-the-outsiders-album-#2


Formação da Banda e Último Show


The Outsiders tiveram vários membros ao longo dos anos, incluindo Jim Fox, que depois formou a James Gang, e Walter Nims, que escreveu músicas para Three Dog Night e Helen Reddy.

Eles se reuniram várias vezes ao longo dos anos, com a participação de diferentes membros originais, e que ainda fazem shows pelo país, liderados por Sonny Geraci.

O último show de The Outsiders foi em 2019, quando eles se apresentaram no Rock and Roll Hall of Fame em Cleveland, Ohio, como parte da série Summer in the City.

Foi uma homenagem ao vocalista Sonny Geraci, que faleceu em 2017, e ao guitarrista Tom King, que faleceu em 2011.

A banda contou com a participação de alguns membros originais, como Mert Madsen, Bill Bruno e Rick Baker, além de outros músicos convidados.

O show foi transmitido ao vivo pela internet e pode ser assistido no site do Rock and Roll Hall of Fame.

Existem várias bandas com o nome The Outsiders, mas a mais famosa é a banda americana de rock and roll que fez sucesso nos anos 60.

Os membros atuais de The Outsiders são Ricky Biagiola (vocal), Jimmy Aschenbener (guitarra), Rik Storm (baixo) e Rob Mitchell (bateria).

Eles são os responsáveis por manter vivo o legado da banda original, que contava com Tom King (guitarra e líder, falecido em 2011), Sonny Geraci (vocal, falecido em 2017), Mert Madsen (baixo), Rick Baker (guitarra) e Bill Bruno (bateria).



the-outsiders-album-in-1967


Uma Viagem Necessária no Túnel do Tempo


Que tal darmos um tempo nas novidades e nos aventurarmos em uma viagem necessária pelo túnel do tempo?

The Outsiders são a porta de entrada para uma era em que a música era uma revolução em si, uma expressão de liberdade e protesto embalada por riffs de guitarra e batidas pulsantes.



The Outsiders e a Perpetuação da Rebeldia Musical


Em conclusão, The Outsiders não eram apenas uma banda de Cleveland; eram os rebeldes do rock'n'roll que desafiaram as convenções e deixaram uma marca indelével na história da música.

Então, da próxima vez que estiverem montando sua playlist de clássicos, não esqueçam de incluir esses ícones menos conhecidos, mas igualmente importantes. A rebelião musical agradece!