13 dezembro 2023

CREAM

Cream - A Explosão Criativa que Definiu o Rock Britânico dos Anos 60




Desde o primeiro estrondo das baquetas de Ginger Baker até as últimas notas de guitarra de Eric Clapton, o Cream marcou uma era única no cenário do rock britânico dos anos 60.

Neste mergulho profundo, encontraremos a história desse supergrupo lendário que nasceu da genialidade de Baker, da pegada marcante de Jack Bruce e dos riffs inesquecíveis de Clapton.

Prepare-se para uma viagem no tempo, onde o blues se encontrou com o rock, e o Cream emergiu como uma força imparável.



A Iniciativa de Ginger Baker: O Início de Tudo


Minha jornada pelos meandros do Cream começa com o homem nas baquetas, Ginger Baker. O lendário baterista, conhecido por sua técnica única e paixão pelo jazz, foi o visionário por trás da formação do supergrupo.

Baker não queria apenas criar uma banda; ele almejava transcender os limites do convencional, amalgamando diferentes estilos musicais. E assim, em 1966, o Cream ganhou vida.

O nome Cream foi escolhido por ser uma abreviação de "Creative Revolution and Evolution of Music" (Revolução e Evolução Criativa da Música), um conceito que refletia a visão artística do grupo.



A Fusão Única de Estilos de Jack Bruce


Ao lado de Baker, estava o virtuoso baixista Jack Bruce. Sua habilidade excepcional não apenas na linha de frente do baixo, mas também como vocalista, trouxe uma dimensão única ao Cream.

A fusão de blues, jazz e psicodelia nas mãos de Bruce criou uma base sonora incomparável. Era a cola que mantinha unidos os elementos aparentemente díspares que compunham o som do Cream.

Cream foi influenciado por diversos artistas de blues, como Robert Johnson, Muddy Waters, Willie Dixon e Howlin' Wolf, e que eles fizeram várias versões de suas músicas, como "Crossroads", "Spoonful" e "Sitting on Top of the World".



Cream - A Explosão Criativa que Definiu o Rock Britânico dos Anos 60 cream-album-fresh-cream


Eric Clapton: A Guitarra que Chorava Blues


Não se pode falar do Cream sem mencionar Eric Clapton, o Deus da guitarra. Já conhecido por sua passagem pelo The Yardbirds e John Mayall & The Bluesbreakers, Clapton trouxe sua maestria para o Cream.

Seus riffs inconfundíveis e solos que transcendem o tempo se tornaram a assinatura do grupo. Clapton não apenas tocava sua guitarra; ele a fazia chorar, sussurrar e rugir, tudo em uma única música.



O Primeiro Álbum: "Fresh Cream" e a Explosão no Cenário Musical


Com a formação estelar consolidada, o Cream lançou seu álbum de estreia, "Fresh Cream", em 1966. A explosão de energia crua, combinada com improvisações de alta octanagem, fez com que o álbum se destacasse.

Hits como "I Feel Free" e "Spoonful" ecoavam pelos ouvidos dos fãs sedentos por algo novo e ousado. O Cream não estava apenas empurrando limites; eles estavam quebrando-os com uma fúria incomparável.



O Caminho do Sucesso: "Disraeli Gears" e Além


A jornada do Cream continuou a toda velocidade com o lançamento do segundo álbum, "Disraeli Gears", em 1967.

Este álbum icônico não apenas consolidou a reputação do grupo, mas também introduziu o mundo a hinos como "Sunshine of Your Love" e "Strange Brew".

O Cream estava no auge de sua criatividade, empurrando as fronteiras do rock psicodélico.



cream-album-the-rubber-band


As Músicas Mais Famosas do Cream e Suas Histórias


O Cream foi uma banda de rock britânica que fez história nos anos 60 com seu som inovador, que misturava blues, rock, psicodelia e jazz.

Formada por Ginger Baker (bateria), Jack Bruce (baixo e vocal) e Eric Clapton (guitarra e vocal), o grupo lançou quatro álbuns de estúdio e vários sucessos que marcaram época.

Aqui estão algumas das músicas mais famosas do Cream e suas histórias:

Sunshine of Your Love: Essa é talvez a música mais conhecida do Cream, e também uma das mais emblemáticas do rock.

Ela foi composta por Jack Bruce, Eric Clapton e Pete Brown, um poeta que colabora com as letras da banda.

A inspiração veio de um show do Jimi Hendrix, que deixou os músicos impressionados com sua performance. A música tem um riff de guitarra marcante, um solo de baixo virtuoso e uma letra que fala de um amor ardente.

Ela foi lançada no álbum "Disraeli Gears", em 1967, e alcançou o quinto lugar nas paradas dos Estados Unidos.

White Room: Outra música clássica do Cream, White Room foi composta por Jack Bruce e Pete Brown, e lançada no álbum "Wheels of Fire", em 1968.

A música tem uma estrutura complexa, com duas partes distintas: uma introdução lenta e sombria, com violão e cítara, e uma parte principal mais rápida e pesada, com guitarra e bateria.

A letra é cheia de imagens surrealistas, que remetem a um quarto branco onde o narrador vive uma angústia existencial.

A música foi um sucesso de crítica e público, chegando ao sexto lugar nas paradas dos Estados Unidos.

Strange Brew: Uma das primeiras músicas do Cream a incorporar elementos da psicodelia, Strange Brew foi composta por Eric Clapton, Gail Collins e Felix Pappalardi, um produtor musical que trabalhou com a banda.

A música foi lançada no álbum "Disraeli Gears", em 1967, e tem uma sonoridade influenciada pelo blues, com uma guitarra distorcida e um órgão Hammond.

A letra é uma metáfora sobre uma mulher misteriosa e perigosa, que oferece uma bebida estranha ao narrador. A música foi um sucesso nas paradas britânicas, chegando ao 17º lugar.  

I Feel Free: Uma das primeiras músicas do Cream a fazer sucesso, I Feel Free foi composta por Jack Bruce e Pete Brown, e lançada como single em 1966.

A música tem uma introdução a capella, com as vozes dos três integrantes da banda, e depois segue com um ritmo animado e contagiante, que expressa a sensação de liberdade do narrador.

A música foi um hit nas paradas britânicas, chegando ao 11º lugar, e também foi bem recebida nos Estados Unidos. Ela foi incluída no álbum "Fresh Cream", em 1967.  

Crossroads: Uma das músicas mais famosas do Cream ao vivo, Crossroads é uma versão de uma canção de blues de Robert Johnson, chamada "Cross Road Blues".

A versão do Cream foi gravada em um show no Winterland Ballroom, em São Francisco, em 1968, e lançada no álbum "Wheels of Fire".

A música tem um ritmo acelerado e um solo de guitarra impressionante de Eric Clapton, que mostra sua habilidade e influência do blues.

A letra fala de um homem que está em uma encruzilhada, procurando por sua amada. A música foi um sucesso nas paradas dos Estados Unidos, chegando ao 28º lugar.



cream-album-goodbye


O Auge da Improvisação: Concertos Épicos e “Wheels of Fire


Se os álbuns eram intensos, os concertos do Cream eram experiências transcendentes. A improvisação era a marca registrada do trio, e seus shows ao vivo se tornaram lendários.

“Wheels of Fire” (1968), um álbum duplo que apresentava faixas gravadas em estúdio e performances ao vivo, capturou a essência crua do Cream no palco. Faixas como “White Room” e “Crossroads” se tornaram hinos imortais.

O Cream foi um dos primeiros grupos a usar amplificadores de alta potência, que permitiam que eles tocassem em grandes estádios e festivais, como o Monterey Pop Festival, em 1967.

O último show do Cream foi em 26 de novembro de 1968, no Royal Albert Hall, em Londres. Foi a última apresentação da turnê de despedida do grupo, que passou pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

O show foi gravado e lançado como um álbum ao vivo, chamado “Goodbye”, em 1969. O show também foi filmado e exibido na BBC em 1969, e posteriormente lançado em DVD, em 2005.



A Separação Prematura e o Legado


Cream foi considerado um dos primeiros supergrupos da história, pois seus membros já eram reconhecidos por seus trabalhos anteriores em outras bandas, como o The Graham Bond Organisation, o The Yardbirds e o John Mayall & The Bluesbreakers.

Infelizmente, como muitas histórias brilhantes, a jornada do Cream foi curta. Em 1968, o grupo se separou, deixando para trás apenas quatro álbuns de estúdio, mas cada um deles deixou uma marca indelével no mundo da música.

A influência do Cream se estendeu por décadas, inspirando gerações de músicos e consolidando seu lugar na história do rock.



cream-album-those-were-the-days


Após o Fim do Cream


A vida de cada integrante do Cream após o fim da banda foi marcada por diferentes projetos musicais e pessoais. Veja um resumo:

Ginger Baker: O baterista formou o Blind Faith com Eric Clapton, Steve Winwood e Ric Grech, mas a banda durou apenas um ano.

Depois, ele liderou o Ginger Baker's Air Force, uma banda de rock e jazz fusion, e se aventurou por diversos gêneros, como o afrobeat, o heavy metal e o world music.

Ele também se envolveu em problemas com drogas, dívidas e brigas. Ele morreu em 2019, aos 80 anos, devido a uma doença pulmonar crônica.

Eric Clapton: O guitarrista continuou sua carreira solo, que já havia iniciado antes do fim do Cream, e se tornou um dos músicos mais bem-sucedidos e respeitados da história.

Ele lançou mais de 20 álbuns de estúdio, ganhou 18 prêmios Grammy e foi introduzido três vezes no Rock and Roll Hall of Fame.

Ele também enfrentou tragédias pessoais, como a morte de seu filho de quatro anos, em 1991, e problemas de saúde, como a neuropatia periférica, que afeta seus movimentos.

Ele continua ativo na música, tendo lançado seu último álbum, “The Lady in the Balcony: Lockdown Sessions”, em 2021. 

Jack Bruce: O baixista também seguiu uma carreira solo prolífica, explorando diversos estilos musicais, como o jazz, o folk, o rock progressivo e a música clássica.

Ele lançou 14 álbuns de estúdio, sendo o último “Silver Rails”, em 2014. Ele também colaborou com outros artistas, como Frank Zappa, Robin Trower e Gary Moore. Ele morreu em 2014, aos 71 anos, devido a um problema no fígado.


cream-album-Wheels-of-Fire


A Chama Eterna do Cream


Em retrospecto, a iniciativa de Ginger Baker, a maestria de Jack Bruce e a genialidade de Eric Clapton se uniram para criar uma tempestade musical que varreu o cenário do rock britânico.

O Cream não foi apenas uma banda; foi uma força da natureza que quebrou barreiras e redefiniu o que o rock poderia ser.

Embora sua jornada tenha sido breve, seu legado perdura, alimentando a chama eterna do rock 'n' roll. Afinal, no universo do Cream, a música não era apenas ouvida; era vivida, sentida e celebrada.

Gostaria de encerrar este post com uma citação de Eric Clapton, que resume o legado do Cream: 

“Cream foi uma banda mágica. Nós criamos uma música que era nossa e de mais ninguém. Nós éramos os pioneiros de uma era que nunca vai se repetir”.