03 dezembro 2023

THE SEEDS

Desbravando o Psicodelismo da The Seeds: O Poder de “Pushin' Too Hard”




Embarque nessa Jornada Psicodélica


Ei, amantes do rock! Hoje, exploraremos os túneis do tempo e nos perder no vibrante universo da banda de rock psicodélico de garagem dos anos 60, The Seeds.

Agarre-se às suas guitarras e prepare-se para uma viagem única pelos sons revolucionários de “Pushin' Too Hard.”


A Semente do Movimento Psicodélico


Imaginem-se em Los Angeles, Califórnia, em 1965, quando a cena musical fervia com experimentações sonoras e revoluções culturais.

Neste cenário, nasceu a banda que seria uma semente crucial no solo fértil do rock psicodélico: The Seeds.


O Gérmen da Revolução Sonora


Como toda grande história musical, a de The Seeds começou com um encontro cósmico. Sky Saxon, o icônico vocalista, juntou forças com Jan Savage (guitarra), Daryl Hooper (teclado), Rick Andridge (bateria) e Jeremy Levine (baixo).

Juntos, eles plantaram as sementes da revolução sonora que floresceram em um dos singles mais emblemáticos da década de 60.



Desbravando o Psicodelismo da The Seeds: O Poder de “Pushin' Too Hard” the-seeds-album-pushin-too-hard-documentary-soundtrack


O Estrondoso Impacto de “Pushin' Too Hard”


Agora, vamos ao coração do assunto, “Pushin' Too Hard”. Este single não foi apenas uma música; foi uma declaração de independência sonora.

Com suas letras provocativas, energia infecciosa e um riff de guitarra que ecoa na eternidade, a faixa empurrou as fronteiras do que o rock poderia ser.



A Revolução nas Ondas do Rádio


“Pushin' Too Hard” não foi apenas uma faixa de sucesso local. Ela conquistou as ondas do rádio, ganhando notoriedade nacional e internacional.

A ousadia e a atitude desafiadora da música ressoam com uma geração que ansiava por algo novo, algo que desafiasse as normas estabelecidas.



O Legado Psicodélico de The Seeds


O impacto da The Seeds transcende o sucesso imediato de “Pushin' Too Hard”. Eles se tornaram arquitetos de uma era psicodélica, deixando um legado que inspiraria futuras gerações de músicos a explorar os limites do som e da expressão artística.

A The Seeds foi uma das primeiras bandas a usar o termo “flower power” em uma de suas músicas, chamada “Flower Lady and Her Assistant”.

Essa expressão se tornou um símbolo do movimento hippie e da contracultura dos anos 60.

A banda também foi influenciada pela filosofia oriental e pelo uso de drogas psicodélicas, como o LSD. 

Em algumas de suas músicas, eles exploraram temas como a reencarnação, a iluminação e a transcendência.

Um exemplo é a faixa “Two Fingers Pointing on You”, que fala sobre a busca pela verdade interior.



the-seeds-album-the-farmer


A Magia do Rock Psicodélico de Garagem


A essência da The Seeds residia na fusão única de elementos do garage rock, psicodelia e atitude provocativa.

Seu som era uma mistura hipnótica de teclados pulsantes, guitarras enérgicas e letras que desafiavam a conformidade.



A Discografia da The Seeds: Uma Viagem pelo Rock Psicodélico de Garage


A The Seeds foi uma das bandas mais influentes e inovadoras do rock psicodélico de garagem dos anos 60.

Com seu som único, suas letras provocativas e sua atitude rebelde, eles deixaram um legado que inspirou gerações de músicos.

A banda lançou sete álbuns de estúdio e 14 singles ao longo de sua carreira, explorando diversos temas e estilos musicais.

The Seeds (1966): O álbum de estreia da banda, que apresentou ao mundo o seu som característico, baseado nos teclados pulsantes de Daryl Hooper, nas guitarras enérgicas de Jan Savage e na voz rasgada de Sky Saxon.

O álbum contém alguns dos maiores sucessos da banda, como “Can't Seem to Make You Mine” e “Pushin' Too Hard”, que se tornaram hinos do rock psicodélico de garagem. 

A Web of Sound (1966): O segundo álbum da banda, que mostrou uma evolução sonora e uma maior experimentação.

O álbum contém faixas mais longas e complexas, como “Up in Her Room”, que tem mais de 14 minutos de duração, e “Tripmaker”, que faz referência ao uso de LSD.

O álbum também contém o clássico “Mr. Farmer”, que fala sobre a vida no campo. 

Future (1967): O terceiro álbum da banda, que foi considerado o mais ambicioso e conceitual. O álbum tem uma temática futurista e cósmica, explorando temas como a reencarnação, a iluminação e a transcendência.

O álbum contém faixas como “March of the Flower Children”, que usa o termo “flower power” pela primeira vez, e “Now a Man”, que fala sobre a busca pela verdade interior.

O álbum também contém elementos de música clássica, como em “A Thousand Shadows”. 

A Full Spoon of Seedy Blues (1967): O quarto álbum da banda, que foi lançado sob o nome de Sky Saxon Blues Band.

O álbum foi uma tentativa de explorar o blues, um dos gêneros que influenciou a banda. O álbum contém faixas como “Pretty Girl”, que tem a participação do lendário guitarrista de blues Muddy Waters, e “Plain Spoken”, que tem um ritmo acelerado e frenético.

O álbum foi recebido com críticas mistas, pois muitos fãs não gostaram da mudança de estilo. 

Raw & Alive in Concert at Merlin's Music Box (1968): O quinto álbum da banda, que foi gravado ao vivo em um clube noturno de Los Angeles.

O álbum captura a energia e a intensidade das performances ao vivo da banda, com versões eletrizantes de seus maiores sucessos, como “Pushin' Too Hard”, “Can't Seem to Make You Mine” e “Mr. Farmer”. 

O álbum também contém faixas inéditas, como “Satisfy You” e “900 Million People Daily (All Making Love)”.

O álbum foi um fracasso comercial, ao ser mal produzido e editado, e muitos fãs acharam que o som era de baixa qualidade. 

Fallin' Off the Edge (1977): O sexto álbum da banda, que foi lançado quase uma década após o fim da banda.

O álbum é uma coletânea de faixas gravadas entre 1967 e 1970, que nunca haviam sido lançadas oficialmente.

O álbum contém faixas como “Fallin' Off the Edge (Of My Mind)”, que tem uma pegada mais hard rock, e “Wild Blood”, que tem uma influência country.

O álbum também contém faixas mais experimentais, como “The Wind Blows Your Hair” e “Six Dreams”.

O álbum foi lançado sem o consentimento da banda, que não recebeu nenhum pagamento pelos direitos autorais. 

Bad Part of Town (1982): O sétimo e último álbum da banda, que também foi uma coletânea de faixas gravadas entre 1967 e 1970, que nunca haviam sido lançadas oficialmente.

O álbum contém faixas como “Bad Part of Town”, que tem uma atmosfera sombria e melancólica, e “Wish Me Up”, que tem uma sonoridade mais pop.

O álbum também contém faixas mais psicodélicas, como “Did He Die” e “Love in a Summer Basket”. 

Bad Part of Town foi lançado sem o consentimento da banda, que não recebeu nenhum pagamento pelos direitos autorais. 

Essa foi a discografia da The Seeds, uma banda que marcou a história do rock psicodélico de garage.



the-seeds-raw-and-alive


A Jornada Pessoal com The Seeds


Como fã do rock, minha jornada com The Seeds começou quando tropecei na vibrante “Pushin' Too Hard”.

A energia crua da faixa capturou minha imaginação e me catapultou para o universo hipnótico do rock psicodélico de garagem.

A The Seeds teve uma breve participação no filme “Psych-Out”, de 1968, estrelado por Jack Nicholson. 

No filme, eles interpretam a música “Two Fingers Pointing on You” em uma cena de uma festa psicodélica. O filme retrata a vida dos jovens hippies em São Francisco, na época do “Verão do Amor”.



Explorando Além dos Hits


Embora “Pushin' Too Hard” seja a face mais visível da The Seeds, explorar além dos hits revela um tesouro de músicas que continuam a ressoar com uma autenticidade atemporal.

Faixas como “Can't Seem to Make You Mine” e “Mr. Farmer” são pérolas que merecem ser descobertas.



Fim da The Seeds


A banda se separou em 1970, após o fracasso comercial de seu último álbum, “Raw & Alive: The Seeds in Concert at Merlin's Music Box”.

Sky Saxon, o líder da banda, se envolveu com uma seita religiosa chamada “The Source Family”, que pregava um estilo de vida alternativo baseado no vegetarianismo, na meditação e na adoração a um líder carismático chamado “Father Yod”. Saxon mudou seu nome para “Sunlight” e se dedicou à música espiritual.



the-seeds-album-the-seeds-shy-saxon


Plantando Novas Sementes


À medida que encerramos nossa jornada pelos campos sonoros da The Seeds, é evidente que essa banda não foi apenas uma presença efêmera na história do rock.

Eles plantaram sementes que cresceram em árvores frondosas de inovação musical, continuando a inspirar novas gerações.

A The Seeds foi redescoberta por novas gerações de fãs de rock, graças ao documentário “Pushin' Too Hard”, de 2014, dirigido por Neil Norman.

O filme conta a história da banda, desde sua formação até seu declínio, usando imagens de arquivo, entrevistas e performances ao vivo.

O filme também mostra o retorno de Sky Saxon aos palcos, pouco antes de sua morte, em 2009.

Então, que tal embarcarmos juntos nessa viagem psicodélica, desbravando os terrenos férteis da The Seeds e descobrindo o poder intemporal de “Pushin' Too Hard”? 

O rock está vivo, e as sementes dessa revolução ainda germinam nas mentes de todos os amantes da música.